Como emitir o certificado de vacinação para Covid-19





Apesar de ainda não haver um certificado internacional único de vacinação contra a Covid-19, o Ministério do Turismo e o Ministério da Saúde firmaram uma parceria para utilizar a plataforma ConecteSUS como certificado digital de vacinação. Para quem já está totalmente imunizado com alguma das vacinas aplicadas no Brasil, é possível gerar o certificado de vacinação em inglês, espanhol e português.


Plataforma ConecteSUS


Através do site ou do aplicativo do ConecteSUS, disponível na Apple Store (iOS) e na Play Store (Android), é possível obter informações sobre o histórico de saúde, dados de atendimentos realizados, medicamentos distribuídos no SUS e a localização de serviços de saúde dos usuário.


No caso da vacina contra a Covid-19, o Conecte SUS disponibiliza as informações sobre qual vacina foi aplicada, o lote de fabricação e a data de aplicação de cada dose. Além disso, através da plataforma é possível gerar um certificado digital com QR Code. Para quem tomou apenas a 1ª dose da Coronavac, Astrazeneca e Pfizer, o certificado é gerado em português. Já para quem tomou as 2 doses, há opção de mudar o idioma para inglês ou espanhol.


Nas telas abaixo, tiradas do aplicativo do ConecteSUS, é possível ver o registro das doses aplicadas e os idiomas disponíveis para a geração do certificado digital.





Ao descer essa mesma tela é possível visualizar o botão "Carteira de Vacinação digital". Ao clicar nele, será aberto o certificado de vacinação que pode ser impresso e/ou lido pelo QR Code disponível no documento.




E a vacina da dose única da Janssen?


A vacina da Janssen é de dose única. Portanto, em teoria, após a aplicação da vacina da Janssen e o devido cadastro das informações no ConecteSUS, o certificado de vacinação já pode ser gerado nos 3 idiomas: inglês, espanhol e português.


Quanto tempo demora para as informações da vacina constarem no ConecteSUS?


Para as informações serem refletidas no ConecteSUS, o prazo pode ser de alguns minutos até alguns dias. Há relatos de pode levar até 7 dias.


A responsabilidade pelo cadastro das informações da vacina na plataforma do ConecteSUS é do posto de saúde que aplicou a vacina. Caso não apareçam as informações na plataforma do ConecteSUS após 7 dias, sugerimos que você entre em contato com o posto de saúde que aplicou a(s) sua(s) dose(s) da vacina e peça para que eles realizem o cadastro.





Fonte: Passaporte Acessível com informações de Passageiro de Primeira

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook

ACOMPANHE NAS REDES

EM DESTAQUE