top of page

Onde ficar em Paraty: Conheça uma das pousadas mais tradicionais da cidade

Atualizado: 9 de fev. de 2021


A melhor forma de aproveitar Paraty, sem dúvidas, é ficando hospedado no centro histórico da cidade. O bairro não apenas é resposável por ajudar a contar a história do Rio de Janeiro, mas do nosso país.


Com casarões coloniais que datam do século 18, a cidade foi reconhecida no ano de 2019 como Patrimônio da Humanidade, pela Unesco.


E, compondo esse patrimônio, está a Pousada do Sandi.


A história desse casarão por si só já é incrível. Isso porque se você teve o privilégio de assistir filmes em VHS nos anos 80 e 90, deve se lembrar da propaganda de uma pousada na maioria dos filmes que chegavam ao Brasil por meio da Paris Filmes.


Acontece que o presidente da Paris Filmes, Alexandre Adamiu, comprou esse casarão histórico e, após uma longa reforma, em 1987, estava ali a primeira pousada de luxo de Paraty.


Como resultado, até hoje grandes nomes do cinema nacional e internacional já se hospedaram nesse cenário cinematográfico.



A pousada conta com quartos no térreo e entrada do local possui dois degraus de altura média e, por isso, passará por adaptações para ser acessível às pessoas em cadeira de rodas.


Na área externa da pousada você vai encontrar jacuzzis, piscina, ofurô, academia, spa, bar e um restaurante italiano que tivemos o prazer de comer um dos melhores risotos de frutos do mar ao qual já tive acesso, o Pipo.



A decoração é idealizada pela esposa de Alexandre, a Sandra Foz, que é designer de interiores, e trouxe não apenas obras de artistas locais, mas uniu muita natureza com cinema. Existe ali, por exemplo, um projetor de filmes 35 mm, cartas originais escritas à mão de Rita Hayworth para Jack Warner, um dos irmãos fundadores da Warner Bross, e recordações de Alfred Hitchcock, o famoso diretor de cinema.


Para se ter uma ideia, foi Alexandre quem trouxe o Filme King Kong para o Brasil – o 1° a romper a barreira de um milhão de dólares no país. Dois grandes King Kongs, que serviram de display nos cinemas durante seu lançamento, encontram-se nos Jardins da Villa Bom Jardim, sendo possível visualizá-los ao passear de barco pela Baia de Paraty.


Além disso, foram eles os responsáveis por trazerem as gravações de parte da Saga Crepúsculo para serem realizadas justamente em Paraty.


Villa Bom Jardim


Ficou curioso pra saber onde fica a Villa Bom Jardim? Pois esse é um evento à parte da pousada, mas que, se você tiver condições, vale muito a pena conhecer.


Trata-se de um local acessível à 10 minutos de barco, saindo do centro histórico, aos pés da Mata Atlântica, com um extenso jardim com pés de lichia e mais de 600 pés de palmito, fincados ali há mais de 40 anos, entre uma vegetação exuberante, com diversas espécies de árvores, flores e pássaros raros.


E o local, que pode ser alugado, é perfeito tanto para descanso quanto celebrações.


Para se ter uma ideia, trata-se de uma casa da família, com 7 amplas suítes, recentemente reformadas, seguindo o mesmo conceito da Pousada do Sandi. Deixarei aqui algumas imagens para falarem por mim.







  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook

ACOMPANHE NAS REDES

EM DESTAQUE

bottom of page