top of page

ESTAMOS

AQUI

Capa do livro ESTAMOS AQUI, a capa conta com uma fotografia de um menino negro sorrindo com o titulo do livro na cor amarela

Sinopse

Com uma trama às vezes cômica, às vezes emocionante, Jéssica Paula conta histórias das vítimas de conflito que encontrou durante sua viagem ao leste africano. Jornalista com deficiência física, ela narra os desafios para chegar de muletas até alguns dos lugares mais remotos que o jornalismo literário já conheceu.

 

Esteve em campos de refugiados na Etiópia. No Sudão, sob 52 graus de temperatura, chegou a ser expulsa de um estado em que a presença de estrangeiros é proibida devido aos intensos conflitos separatistas na região.

 

No Sudão do Sul, conheceu ex-crianças soldados. Viveu sem saneamento básico, nem energia elétrica e teve de adaptar suas condições físicas à estrutura do local.

 

A obra também relata as histórias vividas por pessoas sequestradas pela milícia de Joseph Kony, um dos 10 homens mais procurados do mundo.

 

Ao fim da viagem, em Uganda, Jéssica ainda contraiu malária. Mas voltou sã e salva pra contar, para o resto do mundo, que eles estão lá.

Foto da Jéssica Paula, mulher branca de cabelo preto, usando duas muletas e vestida com calça jeans e camiseta laranja

A autora

Nascida em Rio Verde, interior de Goiás, Jéssica Paula é jornalista pela Universidade de Brasília. Estudou reportagem especial, produção de documentário e política internacional na Universidade Carlos III de Madri. 

 

Viajou sozinha por 34 países. Retratou a cultura de comunidades indígenas no interior brasileiro, registrou a realidade de mulheres que trabalham em condições análogas à escravidão, documentou a vida de ciganos na periferia de Madri. Acompanhou a chegada de imigrantes venezuelanos ao estado de Roraima e escreveu sobre o cotidiano de pessoas que vivem com HIV/aids pelo mundo.

 

Como repórter na TvBrasília / RedeTV!, mostrou as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência ao se locomoverem pelos espaços urbanos. 

Além do trabalho como jornalista, realiza consultorias sobre diversidade e inclusão. É fundadora do site Passaporte Acessível que tem como objetivo mostrar que todas as pessoas podem viajar o mundo.

Galeria

A obra conta com 60 fotografias em alta resolução feitas pela autora durante sua viagem. Na galeria abaixo, você pode conferir algumas das imagens que vão que te fazer mergulhar nessa jornada. 

bottom of page