• Jéssica Paula

Portugal Acessível: Veja como é a acessibilidade em Lisboa

Atualizado: Fev 8





Lisboa é uma cidade dominada por ladeiras, paralelepípedos, pedras e muitas vias são revestidas com a chamada “calçada portuguesa” que podem ser escorregadias e irregulares. Ainda assim, é possível que uma pessoa com deficiência ou dificuldade de locomoção visite os pontos turísticos mais famosos que existem por ali.


Principalmente na parte baixa de Lisboa, nos bairros Belém, Parque das Nações, Rossio e Baixada de Lisboa, é possível caminhar sem muita dificuldade.


Uma ótima opção para quem quer conhecer a cidade de forma completa e acessível é através do city tour, que oferecem opções para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.


Nos city tours você passará pelos principais e mais emblemáticos pontos turísticos de Lisboa e poderá contar com apoio completo do staff durante o tour.





Dentre os mais procurados estão o tour da City Sightseeing Lisboa e o Yellow Bus da Carristur. A Yellow Bus também oferece city tours em outras cidades de Portugal como Porto, Braga, Coimbra, Madeira, Guimarães e Açores.



Também é possível acessar diferentes informações sobre acessibilidade no país no site Portugal Acessível, que funciona como um guia para indicar estabelecimentos que estão dentro dos padrões de acesso para pessoas com deficiência.


Se preferir pode baixar esse guia de acessibilidade em Lisboa, que é gratuito, clicando aqui.


No guia, há também alguns pontos que não são tão acessíveis, mas que devido à importância histórica e cultural, não poderiam ficar de fora. Mesmo assim, há as devidas sinalizações e avisos para que seja possível se preparar antes de ir.


Além disso, no aplicativo Wheelmap é possível abrir um mapa da cidade e ele lista, de acordo com sua localização, o nível de acessibilidade dos locais mais próximos a você.




No aeroporto de Lisboa há rampas de acesso em várias áreas, também há um serviço de ajuda para pessoas deficientes, chamado de “My way”. Não deixe de procurar por ele assim que desembarcar, se for preciso, ou mesmo de avisar a companhia aérea para estarem preparados quando você chegar.


Sintra


Do ladinho de Lisboa, fica a famosa Sintra, uma vila conhecida por seus parques, castelos e palácios!

E acessibilidade? Poisé, lá existe um projeto chamado “Parques de Sintra Acolhem Melhor”, que pretende melhorar as condições de acessibilidade às propriedades sob sua gestão e constituí-las como exemplo de boas práticas do turismo acessível e da igualdade na oportunidade de acesso ao Património natural e construído.



Dentre as adaptações fornecidas, estão inclusos até mesmo equipamento de tração que pode ser acoplado na frente de uma cadeira de rodas, transformando ela praticamente em um triciclo. Dá só uma olhada nesse vídeo abaixo.



Clique aqui para saber mais e planejar sua visita.