top of page

Trailer: Travessia dos Lençóis 

Palestrante

apresentadora

mestre de Cerimônias

Ícone que representa duas muletas

37

PAÍSES

um par de muletas

200.724

KM PERCORRIDOS

TRAJETÓRIA

Foto da pessoa Jéssica Paula em preto e branco. Ela está de perfil e olhando para cima.

2000-2004

Adaptação

Após uma cirurgia na perna direita, começaram os treinos para caminhar com o auxílio de muletas axilares. Como o modelo era incomodo, aos 13 anos, Jéssica testou muletas do tipo canadense por conta própria, modelo que ela utiliza até hoje.

2012-2013

1997-2000

Deficiência Física

Aos seis anos, uma infecção de garganta migrou para a medula e Jéssica perdeu a mobilidade nas pernas. Com diagnóstico de mielite aguda, reaprendeu a sentar, engatinhar e utilizar a cadeira de rodas. Na sequ​ência, com ajuda de sua mãe, passou a caminhar com um andador.

2009-2011

Autonomia

Jéssica saiu do interior de Goiás, onde nasceu, para estudar jornalismo na Universidade de Brasília. Realizou sua primeira viagem sozinha para cobrir Jogos Indígenas em Tocantins. Na sequência escreveu e fotografou pessoas que vivem sem energia elétrica, registrou a vida de mulheres em condições análogas à escravidão. E, através de trabalhos realizados para revistas, jornais e televisão surgiram as primeiras viagens internacionais. 

Pelo Mundo

Durante a universidade, morou na Espanha com objetivo de estudar reportagem especial. Foi quando conheceu diversos países da Europa e norte da África. Esteve em algumas das nações menos visitadas do mundo, como a Mauritânia e, por diversas vezes, foi a única mulher nos ônibus, hotéis e restaurantes por onde passou.

2013-2016

2017-2020

Ascenção 

Enquanto trabalhava como produtora e repórter na TV Brasília / RedeTV!, transformou sua viagem pela região de conflito armado na África (Etiópia, Sudão, Sudão do Sul e Uganda) no livro Estamos Aqui. Com isso, tornou-se a primeira jornalista paraplégica do Brasil a cobrir uma zona de conflito. Depois de tantas vivências, foi neste período que se reconheceu como uma mulher LGBT. 

Presente

Após se mudar para São Paulo, fundou o site Passaporte Acessível, plataforma focada em inspirar pessoas a conhecerem novos lugares e romper preconceitos contra quem vive com deficiência. Desde então, se dedica ao trabalho de apresentadora, influenciadora e produz séries e documentários com objetivo de mostrar que todos têm direito à liberdade de sentir o mundo.

2020-2022

Fazendo História

Em 2021 estabeleceu o marco de ser a primeira pessoa com deficiência a cruzar os Lençóis Maranhenses de muletas. O feito foi realizado durante três dias de travessia e registrado no primeiro episódio da websérie 07 Elementos. No ano seguinte, tornou-se a primeira pessoa com deficiência a estrelar uma campanha sobre viagem em horário nobre na TV aberta.

Foto em preto e branco da pessoa Jéssica Paula, em pé segurando duas muletas

audiovisual

Campanha Smiles - Somos feitos de Viagens

Apresentadora: CVC 50 Anos - 5 EPs

Disseram que era muito longe para mim!

Apresentadora: Reality Show - Roteiro em Família

Apresentadora: Turistando

Apresentadora: Turistando

Travessia dos Lençóis Maranhenses

Apresentadora: Videocast Catho Worktalks 

Apresentadora: Guia Rápido - Maceió

Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência - SP

Acessórios de Viagens

Hotelaria: Pousada do Sandi

Hotelaria e Esporte: Guarujá

Destino: Paraty - EP 01

Destino: Paraty - EP 02

imprensa

GNT: Que História é Essa, Porchat?

Capa do jornal o Estadão que mostra a matéria sobre a Jéssica

O Estado de São Paulo

Imagem do site "ISTO É" que mostra a matéria sobre a Jéssica

TV Gazeta: Programa Mulheres

Imagem do site da UOL que mostra a matéria sobre a Jéssica

UOL

Imagem do site do ESTADÃO que mostra a matéria sobre a Jéssica

Veja mais reportagens e entrevistas