top of page

07 cidades perto de São Paulo para curtir o frio


Viver em um país tropical faz com que o inverno seja uma atração a parte nas cidades onde o frio chega com mais força.


Por isso, selecionamos seis cidades onde é possível curtir a beleza da estação fria, com a elegância, charme e conforto que ela (e nós) merecemos.



1 - Cunha



Esta pequena cidade no interior de São Paulo possui como marca registrada seus campos de lavanda. É uma região montanhosa com paisagens bucólicas e pousadas charmosas.


Nos limites entre SP e RJ, Cunha está 241 km da capital paulista. Além do lavandário, entre as atrações estão a gruta do Canhambora e a Pedra da Macela, de onde se tem uma vista exuberante da fronteira entre os dois estados.


O passeio se estende por parques, rios, cachoeiras e trilhas históricas em plena Mata Atlântica. Além disso, a cidade é conhecida por suas cerâmicas.


2. Campos do Jordão


Este é um clássico. Com arquitetura no estilo alpino, Campos do Jordão é um dos principais lugares para ir no frio em São Paulo. Refúgio principalmente dos paulistanos quando as temperaturas caem, a cidade fica entre as montanhas do Vale do Paraíba.


Ali, estão charmosos edifícios de arquitetura alemã, muito vinho e fondue, além de cervejarias, fábricas de chocolate e ótimas pousadas.


Vale destacar ainda seus atrativos naturais, como o Pico do Itapeva, o Morro do Elefante e o parque Amantikir, que possui jardins temáticos com espécies botânicas de várias partes do mundo. Tudo isso a apenas 173 km da capital paulista.


3. Holambra


Um pequeno pedaço da Holanda está a 135 km da capital de São Paulo. O município também é conhecido como “Cidade das Flores” e além disso pela arquitetura e gastronomia típica dos Países Baixos.


O destaque fica com as plantações floridas, que dão origem a Expoflora, uma linda exposição de flores ornamentais.


No centro da cidade, também é possível conferir a famosa rua famosa por suas encantadoras casinhas coloridas com o mesmo estilo arquitetônico dos edifícios encontrados na Holanda, o Boulevard Holandês é, não à toa, um dos principais pontos turísticos do lugar. Por ali há lojinhas de souvenires, roupas, bancos e restaurantes.


4. São Bento do Sapucaí




Em meio à Serra da Mantiqueira, a charmosa São Bento do Sapucaí atrai principalmente amantes da natureza, que buscam na serra um refúgio silencioso e tranquilo. Perto de São Paulo a apenas 185 km, a cidade tem como vizinha a badalada Campos de Jordão e a igualmente tranquila Santo Antônio do Pinhal.


A Pedra do Baú, por exemplo, é um dos pontos procurados por aventureiros. Por isso o local é ideal para saltos de paraglider, escaladas, além de caminhadas e mountain-bike. Para quem não quer se aventurar, com certeza vale chegar ao topo de carro a fim de apenas contemplar as belezas da Serra.


5. Santo Antônio do Pinhal






A vizinha de São Bento, fica a 170 km da capital paulista. Um de seus atrativos é o Jardim dos Pinhais, que reúne plantas de diversos países em oito jardins temáticos.


A estância climática também faz parte da vizinhança de Campos do Jordão e Monte Verde. Entre rios, montanhas, picos e vales da Serra da Mantiqueira, tem entre seus atrativos o Jardim dos Pinhais, que reúne plantas de diversos países em oito jardins temáticos.


O cenário natural também se torna um perfeito para aventureiros, que podem praticar voo livre, rapel, arvorismo e escalada na região.


6. São Roque


A cidade de São Roque fica a apenas 66 km de São Paulo é perfeita para os amantes dos vinhos. A Rota do Vinho, por exemplo, possui 10 km de extensão e mais de 31 estabelecimentos que são divididos em 3 estradas.


São Roque é o lugar ideal para provar uvas diferentes, e não por acaso é chamada de Terra do Vinho. A cidade é um dos principais destinos de enoturismo do país, reunindo vários vinhedos na chamada Rota do Vinho, onde há passeios em adegas e vinícolas, restaurantes e degustações.


A cidade também tem outros atrativos, como o turismo rural, a arquitetura histórica, o parque de diversões Ski Mountain Park, onde é possível esquiar, praticar snowboard ou subir no teleférico, além de trilhas de ecoturismo em trechos da Mata Atlântica.



São Francisco Xavier




Distrito de São José dos Campos, a 148 km da capital paulista, São Francisco Xavier está entre o verde da Serra da Mantiqueira, oferecendo assim uma porção de paisagens entre grutas, cachoeiras, picos e trilhas.


O turismo rural também se faz presente, seja em ranchos que oferecem passeios a cavalo ou na gastronomia típica de roça. Um dos restaurantes mais conhecidos é o Photozofia Arte & Cozinha, que tem música ao vivo e um ambiente bem interessante, rodeado de sucatas industriais. Uma variedade de chalés e pousadas acolhem os turistas, enquanto ateliês, como o Ateliê & Galeria de Arte Quintal da Prosa, reúnem peças de arte local.






  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook

ACOMPANHE NAS REDES

EM DESTAQUE

bottom of page