top of page

Covid-19: fotógrafa clica ruas vazias da Polônia em quarentena

Atualizado: 10 de set. de 2020





Apesar das diferentes características entre os países do mundo, o que todos agora têm em comum são as ruas vazias. Com 692 casos e 8 mortes confirmadas no dia 23 de março, a Polônia também se encontra em quarentena, e por isso as ruas de Cracóvia encontram-se praticamente desertas, conforme mostram os registros da fotógrafa Ewa Płonka.

Localizada ao sul da Polônia e segunda maior cidade do país, Cracóvia possui cerca de 775 mil habitantes, e suas ruas são normalmente apinhadas de visitantes, moradores e muitos, muitos pombos. Por conta da pandemia, no entanto, os espaços públicos, prédios oficiais e outros serviços não-essenciais encontram-se suspensos no país – e a população polonesa se colocou em quarentena dentro de suas casas. “Então, aqui está: minha Cracóvia hoje, quase sem ninguém”, escreveu a fotógrafa no dia 18 de março, quando publicou as fotos no site Bored Panda.


As fotos revelam praças, igrejas, prédios públicos e ruas, tão vazias quanto só vemos normalmente em cenas de filmes – e espanta imaginar que a absoluta maioria das cidades do mundo encontram-se igualmente desertas. “Fique bem logo, Cracóvia”, escreve a fotógrafa.


Em agosto de 2019, estive na cidade que é uma das bases para se visitar os campos de concentração nazistas de Auschwitz. Mas Cracóvia em si vai muito além. A cidade é extremamente cheia, principalmente no verão.


Veja aqui abaixo um comparativo de quando estive lá e como está a mesma praça agora:



Vídeo feito em 2019


Foto tirada em 2019




Imagem de Cracóvia em 2020













*Com informações de Hypeness

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook

ACOMPANHE NAS REDES

EM DESTAQUE

bottom of page