top of page

Os misteriosos túneis de gelo em Esquel



Esquel é uma cidade do noroeste da província de Chubut, na Argentina, que se encontra localizada no departamento Futaleufú. A formação natural da cidade convida a descobrir uma paisagem inédita.


Em Esquel existe uma área conhecida como Hielo Azul, com túneis de gelo e formações tubulares de origem natural que podem percorrer até 100 metros que tornam a caminhada de inverno uma verdadeira aventura.


Os túneis podem ser vistos através de uma excursão organizada por uma agência, que o levará cerca de 50 quilômetros da cidade, onde está localizado o caminho que sobe as encostas do Cerro La Torta. Depois de uma viagem de 4×4 por uma esplêndida floresta de lengas e uma caminhada, você chega ao cume e ao pé de uma cachoeira, na base da qual - dependendo das condições climáticas - a neve se acumula durante o inverno que mais tarde dará origem ao gelo Túneis.



Os túneis são formados devido às características particulares do gelo na parte superior da montanha. Enquanto o manto branco exposto à superfície é refratário e pode suportar a exposição ao sol, é a temperatura que o solo da montanha adquire que derrete a calota de gelo de "baixo para cima". Isso gera o "túnel" com teto de gelo que motiva a excursão.


Quando não existem condições climáticas especiais para o surgimento dos túneis, a excursão pode ser feita como uma excelente combinação de trekking e 4×4, que também oferece vistas fantásticas do Parque Nacional Los Alerces e observação de pássaros.



Fonte: Site Revista Un Camino

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook

ACOMPANHE NAS REDES

EM DESTAQUE

bottom of page