top of page

RN prevê plano de retomada do turismo

Atualizado: 10 de set. de 2020





Aplicação de questionário para saber se o hóspede tem sintomas do novo coronavírus, seguir protocolos de higienização e oferecer curso de capacitação para funcionários dos estabelecimentos aprenderem sobre como prevenir a transmissão do novo coronavírus. Esses são alguns passos que entidades do setor turístico do Rio Grande do Norte apresentaram dentro do Plano de Retomada para o setor pelos próximos 18 meses.


Ao todo, o projeto contempla seis fases e prevê um ano e meio de atividades. Em maio, foram concluídas as duas primeiras ações previstas: criação de um protocolo de segurança sanitária e um plano de treinamento para habilitar as empresas a atuarem de acordo com as novas recomendações de biossegurança.

O documento define um fluxo geral de atendimento a ser seguido pelas empresas do turismo, em casos de turistas com suspeita de COVID-19 ou que informem estar com sintomas da doença. Também são apresentados critérios mínimos gerais de higiene pessoal, segurança sanitária, distanciamento social e sanitização de ambientes que devem ser seguidos pelo hotéis e pousadas; receptivos e áreas de visitação, restaurantes e bares, e transportes como os buggys e até barcos e lanchas.


O projeto também prevê a implementação de um selo que ateste que as empresas estão aptas a seguir os protocolos de saúde definidos e a elaboração de um plano de promoção do destino Rio Grande do Norte.


De acordo com o programa, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RN) vai ofertar capacitações online gratuitas para trabalhadores do segmento. Inicialmente, serão 500 vagas, disponibilizadas através do Programa Senac de Gratuidade (PSG). As matrículas estarão disponíveis de 8 a 12 de junho, e as aulas terão início a partir do dia 15/06, no site do Senac RN.

O isolamento social será suspenso, mas o distanciamento social não, portanto alguns ajustes serão necessários nas equipes e nos processos. Adaptar-se constantemente ao contexto, preparar e treinar as equipes será crucial para a sobrevivência do negócio.



Veja o plano completo aqui. Também está previsto um cronograma de implantação das medidas de retomada e alinhamento do governo na construção e execução de estratégias para o fortalecimento do turismo. Ainda não há datas definidas para a reabertura das atividades.


  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook

ACOMPANHE NAS REDES

EM DESTAQUE

bottom of page