top of page

Reynisfjara, Islândia




The most beautiful black sand beach in the world is located in Iceland, and it is called 'Reynisfjara' in Icelandic. Be careful of the tidal waves, but be sure to check out the cave on the beach that was carved out by the ocean waves.


Como Chegar



Com suas enormes pilhas de basalto e um visual deslumbrante, Reynisfjara é amplamente considerada o exemplo mais bonito das praias de areia preta da Islândia. Em 1991, a National Geographic votou em Reynisfjara como uma das 10 melhores praias não tropicais para se visitar no planeta.


Reynisfjara fica a cerca de 180 quilômetros da capital da Islândia, Reiquiavique (Reykjavík), e é uma parada popular para quem faz um passeio turístico ao longo da costa sul do país.


Dirigir até a praia é relativamente fácil e leva cerca de duas horas e meia da capital, por isso pode ser feito facilmente em um bate-volta.





Folclore


Ao visitar a praia, os viajantes observarão imediatamente as pilhas rochosas do mar localizadas na costa, conhecidas como Reynisdrangar.


De acordo com o folclore islandês local, essas grandes colunas de basalto já foram trolls (o que conhecemos como duendes) tentando puxar navios do oceano para a costa. No entanto, esses trolls eram turvos e saíam tarde da noite; até que o amanhecer despontou no horizonte, transformando os trolls em pedra sólida.




Outra lenda fala de um marido cuja esposa foi sequestrada e morta por dois trolls. O homem os seguiu até Reynisfjara, e os congelou, garantindo que nunca mais matassem ninguém.


O local também já foi cenário da 7ª temporada da série Game of Thrones da HBO; você pode identificá-los em algumas cenas filmadas ‘North of the Wall’.



Ah, a natureza



Engana-se quem pensa que o local, por não lembrar as famosas praias tropicais as quais estamos acostumados, não abriga uma rica fauna. Reynisfjara é lar de milhares de aves marinhas em nidificação, quando estão fazendo seus ninhos. As espécies que podem ser encontradas ali incluem papagaios-do-mar, fulmars e guillemots, tornando o local imperdível para todos os observadores de pássaros.


A Islândia é o lar de cerca de 130 vulcões, muitos dos quais ainda estão ativos. Praias de areia preta emergem das cinzas vulcânicas. Quando a lava derretida entra na água, ocorre uma interação violenta entre a lava quente e a água do mar.


A lava esfria tão rapidamente que se quebra em escombros e areia instantaneamente. Uma grande quantidade de fluxo de lava entrando no mar gelado de uma vez pode produzir fragmentos suficientes para criar uma nova praia de areia preta em questão de horas.


Reynisfjara está localizada perto de um grande vulcão que entrou em erupção várias vezes nos últimos mil anos. O famoso vulcão Katla, que agora está adormecido há quase cem anos. A areia preta de Reynisfjara foi formada durante uma das principais erupções de Katla.






  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook

ACOMPANHE NAS REDES

EM DESTAQUE

bottom of page