top of page

Lençóis Maranhenses: Onde ficar em Barreirinhas






Distante a quatro horas da capital São Luís, para visitar os Lençóis é necessário pensar com atenção na logística. Isso porque há três cidades bases para conhecer a região, sendo a mais famosa e mais estruturada, Barreirinhas.

Ali é possível ter sinal de celular com qualidade, hotéis, bares, mercados e uma série de recursos que já não são encontrados com facilidade nas outras bases, as cidades de Santo Amaro e Atins.


Em Barreirinhas a equipe do Passaporte Acessível se hospedou na Pousada do Rio e é ela que recomendamos. Já explico os motivos abaixo, mas seu maior diferencial está no paisagismo e em como a estrutura do local se conecta com a natureza.

O nome, inclusive, não é mero acaso. O rio Preguiças que corta a região e passa do ladinho das dunas antes de desaguar no mar, passa também nos fundos da pousada. Se você vai aos Lençóis não está esperando menos do que isso, né?


Ademais, se você precisa de uma opção adaptada para quem tem deficiência ou dificuldade de locomoção, mais um motivo para você ver tudo o que tem nessa pousada.


A estrutura conta com acessibilidade desde o estacionamento, que inclui vagas reservadas para pessoas com deficiência, passando pelas rampas que dão acesso à recepção, até o deck de onde você pode até mesmo se banhar no rio.


A entrada foi toda reformada justamente para receber esse público. O piso foi rebaixado para que não haja nenhum obstáculo até o balcão de atendimento e o acesso continua sem qualquer barreira até o rio Preguiças.

Ou seja, o hóspede pode seguir da recepção, passando pelos quartos, até a piscina e, na sequência chegar às cadeiras dispostas à margem do rio sem qualquer dificuldade.


Quartos



Dispostos ao longo da passarela, os quartos são bem equipados. Ficamos em uma unidade que tinha uma cama de casal e duas de solteiro, wifi - de onde consegui inclusive fazer uma live -, TV a cabo e cozinha. O que demonstra que a pousada tem facilidade para receber famílias também.

Além disso, o que para nossa equipe foi bem relevante na região: ar condicionado no quarto. Nas cidades bases é comum encontrar hospedagens que não oferecem esse recurso, então é bom ficar atento na hora da reserva.





O banheiro também é bem equipado com secador de cabelo (outro item não muito comum nos hotéis da região), amenities e chuveiro quente.


A mini cozinha, onde há uma pia, frigobar, fogão e microondas funciona como bom quebra-galho. As unidades também contam com varandas onde você pode ver o cair da noite enquanto admira os coqueiros iluminados e distribuídos ao longo da pousada.


Como qualquer local onde pode se sentir a natureza de perto, é comum encontrar pequenos bichinhos ou insetos que vêm das árvores ao redor dos corredores que dão acesso aos quartos, mas nada que atrapalhe a experiência da hospedagem. Muito pelo contrário: cá entre nós, se não gostar de natureza, talvez Lençóis não seja um destino para você.

Área comum





Sob nosso olhar, o suprassumo da Pousada do Rio é sua área de lazer. Sem extravagâncias, com alguns toques inspirados em grandes resorts, mas ainda assim preservando sua essência. Aconchegante.


Ao fundo, do lado esquerdo da passarela, uma rampa dá acesso à área das piscinas - sim, no plural - porque há uma para adultos e outra para crianças. Não deixe de curtir os gazebos dispostos ali ao redor.

Do outro lado da passarela ficam os banheiros da área de lazer, que também passaram por reformas para serem acessados por meio de rampa e, assim, ficarem acessíveis.

Mais ao fundo, passando por um lindo pergolado, está o grande ponto alto, o rio Preguiças. A Pousada do Rio mostrou gratidão à sua localização e instalou decks com mesas, espreguiçadeiras e um balanço. Olha só como fica o cenário nas fotos abaixo.






Seu principal diferencial é que, justamente por não ser grande como resorts, você pode curtir esse cantinho de uma forma reservada e com calmaria. Perfeito.


E claro que ressaltamos o fato de haver uma rampa que dá acesso ao rio. Isso significa que independente das suas condições físicas, se banhar nas águas do Preguiças não apenas é permitido, como é feito para você. Aproveite.


Alimentação





O café da manhã é servido ao lado da recepção. Em tempos com reflexos da pandemia, as funcionárias muito atenciosas serviram nossos pratos com frutas, bolos, pães e suco.

Se quiser, peça uma tapioca ou um omelete caprichado para reforçar a energia.


No fim do dia, abra você mesmo o freezer que fica ao lado da recepção, pegue uma cerveja e vá para o rio. Esse gesto finaliza um dia perfeito nessa pousada.



  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook

ACOMPANHE NAS REDES

EM DESTAQUE

bottom of page