Rota do vinho: Turismo e gastronomia a uma hora de São Paulo

Atualizado: 11 de fev.



Imagine poder escapar da correria da cidade grande e desfrutar de um final de semana cheio de paisagens, boa comida e muito vinho. A apenas uma hora de São Paulo, a cidade de São Roque é o destino ideal para os enófilos.


Localizada a 66km da capital paulista, São Roque é conhecida por sua beleza e é claro, por sua famosa Rota do Vinho. O destino, que possui clima serrano e uma ótima infraestrutura hoteleira, recebe mais de 600 mil visitantes por ano, e não são apenas os amantes do néctar dos deuses que desfrutam da cidade.


A gastronomia diversificada e os pontos turísticos dessa estância atraem o mais variado público, principalmente aos finais de semana.


A famosa Rota do Vinho de São Roque



A Rota do Vinho é uma experiência sensorial e inesquecível para qualquer pessoa que goste dessa bebida tão famosa. São 10 km de extensão e durante o tour, o visitante irá conhecer algumas vinícolas, plantações, colher uvas, degustar um delicioso vinho tinto recém-fabricado, e ainda provar pratos que harmonizam com a bebida, tudo isso enquanto aprecia toda a beleza do campo.


Esse é um dos melhores passeios turísticos para os apaixonados por vinho, e uma excelente oportunidade de conhecer mais sobre a bebida.


Em um trecho da rota, existe uma parada que chama a atenção de muitos turistas e que gera boas histórias, no famoso Bar do Gelo, você paga uma quantia de R$50,00 e tem direito de beber quantos drinks conseguir no período de 10 minutos, um verdadeiro desafio para quem gosta de extravasar.


Além da Rota do Vinho, São Roque oferece outros passeios turísticos dos quais

você pode desfrutar durante sua visita à cidade. O ideal é contratar o serviço de transporte, assim enquanto um profissional dirige em segurança, você poderá fazer tranquilamente a degustação de vinhos e cachaças oferecidas nas adegas e vinícolas.



A cidade também oferece passeios para aqueles que preferem não consumir bebida alcoólica, como por exemplo:


Estação Ferroviária

A Estação Ferroviária de São Roque é um lugar tranquilo e de fácil acesso, localizada

na Rua Eng. Gaspar Ricardo. O espaço está aberto diariamente e a visita é gratuita.

Uma ótima opção de passeio para quem deseja conhecer mais sobre a história da

cidade e tirar lindas fotografias ao lado do trem.


Fazenda Angolana



Além do turismo rural e lazer oferecidos no local, a Fazenda Angolana dispõe de 2

restaurantes e uma cafeteria. É uma ótima opção para conectar-se à natureza, pois é possível interagir com os animais, seja alimentando os bichinhos ou segurando coelhos no colo, além de apreciar a fauna e a flora do ambiente.


Igreja Matriz – São Roque

Um patrimônio histórico da cidade, que encanta a todos com sua beleza interna e

externa, a Igreja da Matriz fica localizada no centro de São Roque e é mais uma opção de visita para quem gosta de apreciar a cultura e história durante suas viagens.


Morro do Samboó

Uma ótima opção para quem gosta de trilhas, o morro do Samboó é um dos pontos mais altos da região, com 1.000 metros de altitude e uma vista espetacular. É possível fazer belas fotos e admirar as cidades e montanhas do alto do morro.


Na estrada que leva até o local, fica o Mirante do Samboó, de onde é possível

contemplar a vista privilegiada que se tem antes de subir até lá.


Expo São Roque


São Roque também é conhecida como a terra da alcachofra. Todos os anos

ocorre uma grande exposição que apresenta iguarias que tem como base, esta flor

comestível. A famosa Expo São Roque é realizada nos meses de outubro e novembro,

e une o vinho e a alcachofra, claro.

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook

ACOMPANHE NAS REDES

EM DESTAQUE