top of page

São Thomé das Letras: Cidade Mística de Minas Gerais

Atualizado: 1 de mai. de 2022



São Thomé das Letras é uma cidade de Minas Gerais, conhecida por seu lado místico e suas belas cachoeiras. O município é rodeado por natureza e belezas naturais.



A origem do nome São Thomé das Letras remete a uma antiga lenda que conta a história de um escravo fugido, João Antão. Ao refugiar-se dentro de uma gruta no alto da serra, Antão teve uma visão de um homem que vestia roupas claras. A aparição escreveu uma carta para que o escravo entregasse a seu senhor.



Ao receber a carta que estava escrita de considerada de "forma perfeita", o fazendeiro demonstrou-se realmente impressionado, e enviou seus homens ao local do ocorrido. Ao chegarem na gruta, o tal homem de vestes claras havia desaparecido e em seu lugar estava uma imagem de São Thomé, um dos doze apóstolos originalmente escolhidos por Jesus.



Após este episódio, foi construída uma capela rústica ao lado da gruta. No ano de 1785, o Barão de Alfenas iniciou a construção da Igreja Matriz e, ao lado dessa igreja foi surgindo São Thomé das Letras. Na igreja, foi colocada a estátua, que acabou desaparecendo no ano de 1991.


O município está localizado em uma região privilegiada, em um ponto montanhoso a 1.440 metros acima do nível marítimo. É um local rústico, típico do interior de Minas Gerais, e sua localização elevada permite a visão de toda a região que o contorna. Entre outros aspectos, tem uma natureza exuberante e vasta.



Para quem vem de Belo horizonte ou São Paulo o acesso maios prático é pela BR381 (Rodovia Fernão Dias), até Três Corações. Depois é necessário pegar a estrada até São Bento Abade e, antes de chegar a essa cidade, há uma estrada para São Thomé das Letras, são 20km até o destino.


Entre as principais atrações que o município de São Thomé das Letras oferece estão: Gruta São Thomé (local histórico que remete à formação do local), Gruta do Carimbado, Casa-da-Pirâmide, Formações Rochosas, Cachoeira Shangri-lá, Cachoeira Eubiose, Cachoeira Véu de Noiva, Cachoeira Paraíso, Cachoeira da Lua, Floresta dos Duendes e Vale das Borboletas.


São Thomé das Letras é considerada por místicos como um dos sete pontos de energia do Planeta Terra, fato que lhe rende visita de estudiosos, ufólogos e curiosos durante todo o ano. As lendas dizem que o poder energético da cidade se dá pelo fato do local ter sido construído em cima de blocos de quartzito, emanando sempre boas energias.











  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook

ACOMPANHE NAS REDES

EM DESTAQUE

bottom of page