top of page

Toledo, Espanha






Toledo é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. E não é pra menos, pois a cidade tem uma história incrível, que atravessa os séculos.


Quando os Visigodos (lembra deles na época da escola?) dominaram a Península Ibérica, ainda no século 7, eles fizeram de Toledo a capital da Espanha.


E a condição de capital perdurou por mais de 120 anos, pois no ano de 711, os árabes dominaram a região e, consequentemente, tomaram conta da cidade.


Após a reconquista da Península Ibérica pelos cristãos em 1492, o Rei Ferdinando e a Rainha Isabela expulsaram árabes e judeus da região, o que teve um grande impacto na cidade pois ela começou a perder sua resplandecência cultural e econômica.

A partir daí, Toledo nunca mais se reergueu ou voltou a ter a importância política que teve em seu glorioso passado. Mas sua rica história deixou um legado que hoje atrai milhares de turistas que visitam a cidade anualmente.



A Catedral de Toledo



Construída entre 1226 e 1493, a Catedral de Toledo é uma das estruturas históricas mais impressionantes da Espanha. Gótica e com toques mudéjar, é bastante diferenciada de outras catedrais contemporâneas europeias. O estilo mudéjar, desenvolvido na Península Ibérica dos séculos XII ao XVI, combina elementos e materiais ibero-muçulmano. Ou seja, em uma única edificação observamos estilos gótico, românico, renascentista e islâmico. O resultado desses estilos arquitetônicos é surpreendente em suas formas e cores.





As ruas de Toledo


A melhor parte de visitar esse vilareja medieval, sem dúvidas é caminhar por suas ruas. A cidade, inclusive, é um exemplo quando se trata de Patrimônios Históricos acessíveis.


Para chegar até lá, os trens e ônibus com acessibilidade. Há vagas de estacionamento reservadas, trenzinho com adaptações para cadeirantes e você também pode baixar um mapa impresso com rota de acessibilidade, indicando monumentos, restaurantes e até banheiros onde dá pra entrar com cadeira de rodas.







Para ter acesso a essas e outras informações sobre a cidade, clique aqui.

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook

ACOMPANHE NAS REDES

EM DESTAQUE

bottom of page